Tratado · Experiência · Escrito CXX

CXX

Seres de Experiência

Sobre a vida como lapidação contínua, e o que separa um dia que passa de um dia que corta uma faceta nova

Ouvir este escrito · narrado

0:00--:--
1×

Aba I

Abertura, a diferença entre viver e ter uma experiência, e o catalisador silencioso

Aba II

O flow não se agenda, e o critério da continuidade

Aba III

A vida sem experiência, e o fechamento em dedicatória

Existe uma diferença sutil, mas decisiva, entre viver um dia e ter uma experiência naquele dia. A maioria dos dias simplesmente passa: acordamos, cumprimos a rotina, dormimos, e o dia se dissolve na memória sem deixar contorno definido. Mas, de vez em quando, alguma coisa acontece que se destaca desse fluxo contínuo, que ganha começo, desenvolvimento e um tipo de conclusão que o resto do dia não tem. É a essa diferença que este tratado se dedica: à ideia de que somos, antes de qualquer outra coisa, seres de experiência, e que a vida inteira pode ser lida como uma busca diária por algo que amplie o que já foi vivido antes.

Se cada experiência genuína funciona como o corte de uma faceta numa pedra bruta, então uma vida inteira pode ser entendida como um processo contínuo de lapidação: cada dia significativo acrescenta uma superfície nova, um ângulo que reflete a luz de um jeito que nenhum dia anterior refletia exatamente daquele modo. Os dias que apenas passam não cortam faceta nenhuma. Apenas ocupam espaço no calendário.

Este tratado percorre cinco perguntas que decorrem diretamente dessa premissa: o que separa uma experiência significativa de um dia qualquer? Como alguém pode viver de um jeito que gere boas experiências também para quem está por perto? O estado de fluxo, tão desejado, deve ser esperado, buscado ativamente ou apenas reconhecido quando chega por conta própria? O que dá a uma experiência o poder de ensinar alguma coisa duradoura? E, por fim, é possível considerar uma vida completa se ela foi vivida sem experiências de peso nenhum?

Dewey separava dois tipos de tempo vivido: aquele que só passa, e aquele que ganha começo, meio e fim reconhecíveis.

I

A Diferença Entre Viver e Ter Uma Experiência

Sobre John Dewey e o que distingue uma experiência do fluxo comum dos dias

O filósofo americano John Dewey, em Arte como Experiência, publicado em 1934, propôs uma distinção que continua rendendo reflexão quase um século depois. Para Dewey, existe uma diferença categórica entre o fluxo indiferenciado da existência cotidiana, em que uma coisa simplesmente sucede a outra sem forma definida, e o que ele chamou de uma experiência: um episódio que possui unidade própria, com começo reconhecível, desenvolvimento interno e um tipo de conclusão que fecha o ciclo com um senso de plenitude.

Segundo Dewey, uma refeição comum, feita às pressas entre uma tarefa e outra, não constitui uma experiência nesse sentido forte. Mas uma refeição em que a comida, a companhia e a conversa se organizam de um jeito que a pessoa reconhece, ao final, como algo completo em si mesmo, sim. A diferença não está necessariamente na grandiosidade do evento. Está na qualidade da atenção e na forma que o episódio assume, algo que tanto pode acontecer numa viagem cara ao outro lado do mundo quanto numa tarde comum bem vivida.

Criar experiências significativas, à luz de Dewey, não é sinônimo de acumular eventos extraordinários. É cultivar a disposição de perceber, e às vezes de deliberadamente organizar, momentos que tenham essa estrutura interna: um início que desperta atenção genuína, um desenvolvimento que sustenta essa atenção, e um fechamento que deixa a sensação de que algo se completou, em vez de simplesmente ter parado.

II

O Catalisador Silencioso

Sobre Erik Erikson e a generatividade como projeto de vida adulta

O psicanalista germano-americano Erik Erikson, ao mapear os estágios psicossociais do desenvolvimento humano, descreveu a fase adulta intermediária como um período organizado em torno de uma tensão específica, que ele chamou de generatividade contra estagnação. Generatividade, no vocabulário de Erikson, é a capacidade e o desejo de investir naquilo que ultrapassa a própria existência individual: criar, cuidar, ensinar, contribuir para que a geração seguinte, ou simplesmente as pessoas ao redor, tenham uma vida melhor do que teriam sem essa contribuição.

Quando Erikson descreveu a estagnação como o polo oposto dessa tensão, ele não estava falando apenas de inatividade. Estava descrevendo uma vida voltada inteiramente para dentro, incapaz de se tornar fonte de experiências boas para mais ninguém além de si mesma. Uma pessoa pode estar extremamente ocupada e ainda assim estagnada, se toda essa ocupação não produzir nada que beneficie quem está por perto.

Manter uma vida que funcione como catalisador de boas experiências para os outros, nesse sentido, não exige gestos grandiosos nem posições de destaque público. Exige a disposição consciente de usar o próprio tempo, atenção e recursos disponíveis para criar, com regularidade, as condições em que outras pessoas possam ter as suas próprias experiências significativas. É um projeto silencioso, quase invisível quando bem-feito, e talvez seja exatamente por isso que costuma passar despercebido nas biografias que preferem celebrar apenas realizações espetaculares.

III

O Flow Não Se Agenda

Sobre Csikszentmihalyi e a diferença entre preparar o terreno e convocar o estado

O estado de fluxo, descrito pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi como aquele momento de absorção total numa atividade, em que o tempo parece desaparecer e a autoconsciência incômoda se dissolve, já foi tema de outro escrito nesta coleção, dedicado à ignição de uma vida. Vale retomá-lo aqui sob um ângulo diferente, porque a pergunta que este capítulo enfrenta não é o que é o flow, mas se ele deve ser esperado, buscado ou conquistado.

A resposta mais honesta, à luz da própria pesquisa de Csikszentmihalyi, é que nenhuma das três palavras isoladamente resolve a questão. O flow não pode ser convocado por pura força de vontade, o que descarta esperá-lo passivamente, sentado, como quem espera a chuva. Mas também não pode ser garantido por esforço bruto, o que descarta tratá-lo como uma conquista disponível a quem simplesmente se dedicar o suficiente.

O que realmente está ao alcance da vontade humana é a preparação das condições que tornam o flow provável, sem jamais tornar o flow certo: calibrar o nível de desafio de uma atividade para que combine com a habilidade disponível, eliminar distrações externas, escolher tarefas que envolvam objetivos claros e retorno imediato sobre o próprio desempenho. Feito isso, o flow aparece com frequência bem maior do que apareceria por acaso, mas continua sendo, em última instância, um convidado que chega quando quer, não um funcionário que se contrata.

Calibrar desafio e habilidade não garante o estado de fluxo. Só torna menos improvável que ele apareça justamente quando já não se está esperando.

IV

O Critério da Continuidade

Sobre Dewey outra vez, e o que separa experiências educativas de experiências que fecham portas

Quatro anos depois de Arte como Experiência, Dewey publicou Experiência e Educação, de 1938, onde propôs um critério preciso para distinguir experiências que ensinam algo duradouro daquelas que apenas ocupam tempo, ou pior, que prejudicam o crescimento futuro de quem as vive. Ele chamou esse critério de princípio da continuidade: toda experiência recolhe algo das experiências que vieram antes dela e modifica, de alguma forma, a qualidade das experiências que virão depois.

Uma experiência é educativa, segundo Dewey, quando essa modificação abre portas: desperta curiosidade adicional, fortalece a disposição para continuar aprendendo, amplia a capacidade da pessoa de lidar com situações futuras semelhantes. Uma experiência é deseducativa, ao contrário, quando a modificação fecha portas: gera aversão, entorpece a curiosidade natural, ou reduz a flexibilidade necessária para encarar experiências futuras com abertura.

É esse critério, e não a intensidade emocional do momento vivido, que determina o poder pedagógico de uma experiência. Um evento pode ser emocionalmente intenso e, ainda assim, deseducativo, se deixar a pessoa mais fechada, mais rígida ou mais temerosa do que estava antes. E um evento aparentemente modesto pode ser profundamente educativo, se abrir, mesmo que discretamente, um caminho de crescimento que antes não existia.

V

A Vida Sem Experiência

Sobre Martha Nussbaum e o exercício ativo das próprias capacidades

A filósofa americana Martha Nussbaum, ao desenvolver, ao lado do economista Amartya Sen, a chamada abordagem das capacidades, argumentou que uma vida humana plena não se mede apenas pela posse de recursos ou de capacidades potenciais, mas pelo exercício ativo dessas capacidades no mundo real. Ter a capacidade de amar, de brincar, de pensar criticamente, de participar da vida política, não basta se essas capacidades permanecem trancadas, nunca convertidas em ação e em experiência vivida.

Para Nussbaum, herdeira nesse ponto da noção aristotélica de eudaimonia, a floração humana genuína exige atividade, não apenas potencial. Uma pessoa que possui todas as condições materiais para uma vida rica, mas que nunca as exercita em experiências reais, permanece, nessa perspectiva, aquém da vida plena que as próprias capacidades tornariam possível.

A vida pode, então, ser completa sem experiências? A resposta que essa tradição filosófica sugere é que não, ao menos não no sentido mais forte de completude. Uma vida sem experiências significativas é uma vida de capacidades não exercidas, de facetas não lapidadas, de potencial que permaneceu potencial. Não é necessariamente uma vida infeliz, mas é, quase por definição, uma vida incompleta, no sentido específico de não ter realizado aquilo que só a experiência ativa consegue realizar.

VI

A Pedra e a Luz

Fechamento

Volte à imagem que abriu este tratado: uma vida como processo contínuo de lapidação, cada experiência significativa cortando uma faceta nova numa pedra que, sem esse trabalho, permaneceria bruta. As cinco perguntas percorridas aqui convergem para uma mesma constatação. Criar experiências significativas exige atenção deliberada à forma que um momento assume, não apenas à sua duração. Tornar-se catalisador de boas experiências para outros exige generatividade sustentada, não gestos isolados. O flow não se convoca, mas se prepara o terreno para ele. O poder pedagógico de uma experiência está na continuidade que ela abre, não na intensidade que ela produz. E uma vida sem experiência ativa permanece, por definição, aquém da plenitude que as próprias capacidades humanas tornam possível.

Nenhuma dessas ideias promete facilidade. Lapidar uma pedra exige atrito, pressão e tempo, e nenhuma faceta se forma sem que algo seja, literalmente, desgastado no processo. Mas é exatamente esse desgaste controlado, e não a ausência de qualquer atrito, que transforma uma pedra bruta em algo capaz de refletir luz de múltiplos ângulos.

Somos, cada um de nós, uma pedra em processo permanente de lapidação, e a pergunta que resta, ao final de qualquer dia, não é apenas se ele foi vivido, mas se ele cortou alguma faceta nova, ou se apenas deixou a superfície exatamente como estava na manhã anterior.

Não somos pedra pronta. Somos pedra em obra.
Cada experiência genuína corta uma faceta nova,
e a luz que reflete depois nunca é a mesma de antes.
O dia que apenas passa não lapida nada.
O dia que se torna experiência deixa marca,
mesmo quando a marca é pequena demais para ser vista de longe.
Não é sobre acumular dias. É sobre lapidar alguns.
Não é sobre viver muito. É sobre deixar que a vida corte fundo,
o suficiente para refletir uma luz que antes não existia.

Dedicatória

Este texto é dedicado a quem já sentiu, ao final de um dia comum, que alguma coisa nele foi diferente de todos os outros.

Ainda deixando a vida cortar fundo, Santos Moisés.

Este escrito lhe fez companhia?

I · A Diferença Entre Viver e Ter Uma Experiência
Biblioteca